Betalaínas: o que você precisa saber sobre os efeitos à saúde?
- Simple Pharma
- 31 de jan. de 2023
- 1 min de leitura

As betalaínas são pigmentos naturais hidrossolúveis das plantas, obtidas pela dieta, que compõem um grupo de substâncias nitrogenadas, que tem sido aplicadas em iogurtes, sorvetes, sopas, saladas, produtos farmacêuticos e cosméticos, devido à seu grande potencial antioxidante.
Esses antioxidantes são substâncias vindas para o nosso organismo por meio dos alimentos ingeridos no dia a dia pela dieta, tendo grande potencial bioativo. Estes, podem apresentar diferentes propriedades protetivas e agem em diversas etapas do processo oxidativo, funcionando como protetoras do nosso organismo e promovendo a saúde. Assim, sabemos que os antioxidantes da betalaína protegem a LDL (low density lipoprotein) da oxidação e estão envolvidos na redução do dano ao DNA.
Sobre a betalaína, hoje sabemos que a maioria dos estudos sobre sua suplementação mostram aumento na proteção do organismo, atuando como uma grande aliada à saúde e desempenho. Ademais, observamos que a maioria dos estudos sobre suplementação de betalaína mostram que a atividade antioxidante está relacionada com a eliminação dos radicais livres, devido a presença do grupo hidroxilo e iminino, bem como a ligação 5-O-glicosilado.
Além disso, a atividade antioxidante da betalaína é aproximadamente 3 a 4 vezes mais potente que o ácido ascórbico (Vitamina C), catequina (fitonutriente com forte ação antioxidante) e rutina (alto poder antioxidante e anti-inflamatório). Ainda, conclui-se que a suplementação de betalaína irá melhorar a composição das células, tecidos e órgãos, por meio da proteção e regeneração celular.