Probióticos e impactos no sistema imune
- Simple Pharma
- 15 de jan. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 21 de jul. de 2022
Sabe-se que a microbiota intestinal desempenha funções essenciais em diversas áreas do organismo, inclusive na modulação da resposta imunológica, através do eixo sistema imune e intestino, assim mantendo a homeostase imunológica na saúde. Além disso, é necessário manter a microbiota balanceada e saudável para assim evitar doenças não só intestinais, mas também em órgãos mais distantes. Para auxiliar nisso, o uso de probióticos tem cada vez mais se tornado uma alternativa utilizada.

Os probióticos são microorganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, fazem a modulação das bactérias benéficas da microbiota e podem gerar benefícios na saúde do hospedeiro. Esses microrganismos geram diversos benefícios para saúde, como maior biodisponibilidade de micronutrientes, estímulo na produção de vitaminas e equilíbrio intestinal.
Os probióticos também proporcionam diversos benefícios para o sistema imunológico, dentre eles reforço da barreira intestinal que leva a maior resistência imunológica; interação entre bactérias benéficas e células do sistema imune; tolerância imunológica através da prevenção de respostas imunes exageradas; entre outras.
Para obter esses benefícios, deve-se ter uma conduta nutricional que contribua para a modulação do eixo intestino – sistema imune, como por exemplo com o uso de probióticos que gerem respostas imunossupressoras; uso de probióticos que diminuam a inflamação; dieta com alimentos que modulem a microbiota intestinal; dieta com boa oferta de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios.
Saiba mais sobre estratégias nutricionais para melhorar
a imunidade nesse e-book gratuito:
Comments