Provavelmente, você já escutou por aí que uma taça de vinho ao dia pode fazer bem à saúde. Este pode até já ter sido o assunto de uma refeição em família que você já teve, o consumo moderado de vinho e seus possíveis benefícios à saúde. Contudo, hoje vou te contar mais especificamente sobre o principal composto no qual tais efeitos são hipotetizados de terem uma relação também com a fertilidade: o resveratrol.
O resveratrol é um composto classificado como um fitoquímico, encontrado principalmente no vinho, na uva e em alguns chás. Essa molécula tem ganhado muito destaque porque dentre outros aspectos, apresenta relação direta com a diminuição da inflamação por meio da inibição da síntese das prostaglandinas, e a otimização da antioxidação e da apoptose, quando necessária. Assim sendo, como já te contei em outros posts aqui do Blog, a diminuição da inflamação e a ação antioxidante, são benefícios que pode melhorar a saúde mitocondrial.
O oócito possui um grande número de mitocôndrias, mas os efeitos do resveratrol podem se expandir também a alterações na mulher mesmo que já instaladas, como a endometriose. Neste caso, o resveratrol pode atuar além da diminuição do quadro inflamatório e de sua ação antiproliferativa, no auxílio da regularização do sistema reprodutor da mulher. Esse efeito é de suma importância, tendo em vista que a endometriose é uma doença ginecológica observada a partir da implantação da glândula endometrial e do estroma, fora da cavidade uterina.
Portanto, como te mostrei no post de hoje aqui do Blog da Simple Pharma, o resveratrol pode auxiliar tanto na prevenção, como no tratamento da endometriose. Também, a redução da inflamação e do estresse oxidativo, são outros benefícios esperado advindos do consumo regular deste fitoestrógeno. Fique ligada no nosso blog e nos vemos no próximo post.
Saiba mais sobre estratégias nutricionais para
fertilidade nesse e-book gratuito: